Na postagem de hoje, trazemos uma obra do pintor italiano Raffaello Sanzio, mais conhecido simplesmente como Rafael, que viveu entre 1483 e 1520.
A pintura representa um episódio que não é narrado nas Escrituras, que teria ocorrido no século IV da Era Cristã, no ano de 312: uma visão em que Jesus Cristo aparece ao co-imperador Constantino e aos seus soldados antes da famosa Batalha da Ponte Mílvia, durante a guerra civil entre os co-imperadores romanos.
Neste sonho, Cristo apresenta a Constantino o símbolo conhecido como "Chi Rho", que representa as letras iniciais do nome do "Cristo" em grego (e que é o favicon deste site; confira imagem ao final da postagem) e lhe diz a famosa frase "In hoc signo vinces", "por este símbolo vencerás". O episódio marca a conversão de Constantino, sua ascensão ao trono romano e a mudança do status do Cristianismo no Império, que deixa de ser uma religião perseguida.
O afresco foi iniciado por Rafael, mas, devido à sua morte em 1520, teve que ser concluído pelos discípulos de seu ateliê: Gianfrancesco Penni, Giulio Romano e Raffaellino del Colle.
A visão da Cruz. Rafael (finalizada por seus discípulos). |
Título: A visão da Cruz.
Autor: iniciado por Rafael (Raffaello Sanzio da Urbino); finalizado por Gianfrancesco Penni, Giulio Romano e Raffaellino del Colle.
Data: entre 1520 e 1524.
Técnica: afresco.
Dimensões: ???
Localização atual: Sala de Constantino, Vaticano.
Cristograma Cri Rho.
0 comentários:
Postar um comentário